quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Concurso audiovisual "Nosso Futuro Comum"


                                                 Atenção!
 Galera do Ciep 339!
Repassando...


O concurso audiovisual “Nosso Futuro Comum”, que premiará produções audiovisuais em qualquer mídia ou formato sobre temas ambientais teve o prazo para inscrições prorrogado. Agora, até 30 de setembro poderão ser enviados para a página www.marcouniversal.com.br vídeos de até 1 minuto de duração que abordem os eixos temáticos Êxodos, Consumo, Clima ou Energia. A participação é aberta a universitários do Rio de Janeiro e São Paulo matriculados nos cursos de Comunicação Social, Design, Cinema e Artes Visuais. Os vencedores serão divulgados no dia 31 de outubro.
Além da inclusão no site do concurso por tempo indeterminado, os trabalhos vencedores farão parte da mostra multimídia Meu Meio, que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de novembro. A mostra, com curadoria de Marcelo Dantas, documentarista premiado na Bienal do Cinema de Arte do Centro Georges Pompidou de Paris e no Festival de Cinema e TV de Nova Iorque, reunirá filmes de seis artistas consagrados nas artes visuais, além dos vídeos escolhidos.
Estão confirmadas as produções do escultor Ângelo Venosa, “Ghaabah”, com o tema “Florestas” e do ensaísta audiovisual Carlos Nader, premiado em centros culturais de mais de 20 países, que abordará os efeitos da degradação ambiental no corpo humano no vídeo “Paraíso Artificial”. Também participarão as parcerias Leandro Lima & Gisela Motta e Maurício Dias & Walter Riedweg, a primeira com o vídeo ´”Água”, sobre as relações simbólicas e o caráter vital para a sobrevivência que possui o mineral e a segunda com “A Cidade Fora Dela”, sobre a essência da alma urbana e o olhar das câmeras sobre a cidade no eixo temático “Cidades”.
As produções enviadas por universitários que melhor representarem as categorias escolhidas, serão selecionadas por um júri formado por representantes das instituições que promovem o evento e especialistas convidados. A obra pode ser individual ou coletiva, mas é imprescindível que seja original.



Processo seletivo para lecionar nos EUA




Repassando....
Até o dia 30 de setembro estarão disponíveis as incrições para o processo seletivo de bolsistas para professor assistente de língua portuguesa nos Estados Unidos.
A Coordenação do Escritório de Cooperação Internacional do IF Fluminense informa que haverá um processo seletivo de bolsistas para professor assistente de língua portuguesa nos Estados Unidos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro através do site da Comissão Fulbright.
A seleção acontece pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa é resultado é fruto de uma parceria a Capes e a Comissão Fulbright e tem como objetivo desenvolver o ensino de português em universidades norte-americanas.
De acordo com informações contidas no edital n° 30/2011, o candidato deve ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense ter bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa ou inglesa, ter proficiência em inglês, residir no Brasil durante o processo seletivo, não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação complementar, como indica no edital.
Com duração de nove meses, o programa prevê a concessão de até 30 bolsas, no período acadêmico de 2012 e 2013 da instituição anfitriã nos EUA. 
Para obter mais informações, basta entrar em contato com a Comissão Fulbright através do número (61) 32488603 ou com a Capes (61) 20226668, ou pelos endereços eletrônicos: rejania@fulbright.org.br e marcelo.fonseca@capes.gov.br.
OT


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sobre o ENEM




Alô Galera do Ciep:   Fique por dentro!
Repassando... 
Você sabia?
Bom desempenho pode garantir certificado do ensino médio


Estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão requerer certificado de conclusão desse nível ou declaração de proficiência em áreas do conhecimento que possam ser aproveitadas em cursos supletivos.


Os interessados devem ser maiores de 18 anos no dia da realização da primeira prova do exame, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e ter obtido ao menos 500 pontos na redação.


Às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia credenciados cabe estabelecer os trâmites necessários para o requerimento do certificado. As notas obtidas no Enem 2009, ano em que o exame passou a certificar, e no Enem 2010 podem ser utilizadas.


Os candidatos também podem solicitar declaração de proficiência nas áreas do conhecimento que obtiveram a nota mínima para certificação. As declarações permitem que essas notas sejam utilizadas em cursos que requerem proficiência, como os supletivos.
Mais info, acesse: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16924