Prova Laranja
O gabarito comentado!
Questão 1
Letra B.
O satélite funciona como objeto no infinito
(impróprio) e, nesse caso, a imagem é real e
fica localizada no foco do espelho:
Questão 2
Letra C.
Correta; divisão do peso, em kg pela altura, em metros ao quadrado.
Questão 3
Letra D.
Da cinemática, tem-se
S
V ,
t
D
=
D
quando a velocidade se mantém
constante. Portanto, o intervalo de tempo pode ser calculado pela razão
entre a distância total percorrida pela onda eletromagnética e a velocidade
de propagação:
7
1 1
6
S 2 4 10
t 2,7 10 s OG 10 .
V 3 10
D ´ ´ - -
D = = @ ´ Þ =
´
Questão 4
Letra A.
A potência total da rede doméstica proposta vale: p = V x i = 110 x 10 =
1.100 W. Tem-se uma lâmpada de 100 W acesa. Portanto, a potência limite
para o funcionamento do ferro de passar roupas vale: 1.100 – 100 = 1.000 W.
Questão 5
Letra E.
Correta; hidrocarbonetos são substratos para a respiração delas.
Questão 6
Letra E.
Dentre as opções propostas, a única relevante em termos reais é a letra E,
pois a água quente contém menos oxigênio dissolvido, fator indispensável
para a vida aquática ou para a decomposição de detritos orgânicos, o que
causa proliferação de bactérias patogênicas, algas, etc.
Questão 7
Letra C.
Sabendo que: 1 L de gasolina®6,5 mol de octano, é possível calcular a
quantidade de CO 2 produzida na sua combustão com 100% de eficiência:
C 8 H 18 + 25/2 O 2 ®8 CO 2 + 9 H 2 O
1 mol ____ 8 mol
6,5 mol ____ x
Como 1,7 L de etanol corresponde a 28,0 mol de etanol, pode-se calcular
a quantidade de CO 2 produzida na sua combustão:
C 2 H 6 O + 3 O 2 ®2 CO 2 + 3 H 2 O
1 mol ____ 2 mol
28,0 mol ___ x
Então: 2
2
quantidade de CO produzida por 1,7 L etanol 56
1,08
quantidade de CO produzida por 1,0 L gasolina 52
= @
Questão 8
Letra A.
Massa de água = 200 x 1,0 = 200 kg ou 200.000 g. O calor que provoca
mudança de temperatura nos sistemas físicos é chamado de sensível e
pode ser calculado pela expressão: Q = m x c x Dq.
Portanto, tem-se:
Q = 200.000 x 1,0 x 20 = 4,0 x 10 6 cal.
Questão 9
Letra D.
Um processo químico gera um combustível que, quando queimado,
movimenta as turbinas produzindo energia elétrica. Isto é o que ocorre
com o gás natural em uma termoelétrica.
GABARITO
2
Questão 10
Letra D.
A opção D indica o cuidado dispensado às técnicas aplicadas por Venter
para que não se verifique o mau uso delas.
Questão 11
Letra B.
Eutrofização ou eutroficação é um processo que reduz a taxa de O 2 na água
e causa grande mortandade de organismos aeróbios. Frequentemente,
resulta do lançamento de esgoto doméstico não tratado.
Questão 12
Letra C.
Absorção de CO 2 ® 61,5 + 92 = 153,5 Gt. Liberação de
CO 2 ® 60 + 1,5 + 90 + 5 = 156,5 Gt, um excedente anual de 3 Gt
devido à atividade industrial.
Questão 13
Letra B.
A opção B é a correta, pois explica os danos causados às aves aquáticas
pelo óleo.
Questão 14
Letra E.
A reprodução sexuada utiliza gametas, fazendo meiose com permutação
e separação de homólogos, o que possibilita maior variabilidade genética.
A reprodução assexuada, tipicamente por mitose, com menor gasto de
tempo e energia, possibilita menor variabilidade genética.
Questão 15
Letra B.
Os fatores de risco das principais doenças cardiovasculares incluem, de
modo direto ou indireto, os fatores citados na opção B.
Questão 16
Letra A.
Correta; tanto no deslizamento das proteínas como no gasto de ATP.
Questão 17
Letra C.
Se a concentração de um determinado recurso, no líquido intersticial,
estiver alta, isto é, acima do valor ideal, a obtenção a partir dos órgãos
de produção, efetivamente, deve diminuir.
Questão 18
Letra C.
Na situação A, a raiz dorsal sensitiva foi cortada, o indivíduo não sente a
queimadura e não afasta a mão. Na situação B, a raiz ventral motora foi
cortada, a pessoa sente a queimadura, mas não afasta a mão da fonte
de calor.
Questão 19
Letra A.
Correta; a liberação de energia não é de uma vez.
Questão 20
Letra B.
Correta; Pteridófitas inauguram os vasos e Angiospermas os frutos.
Questão 21
Letra C.
100 mL —— 69 mg = 69 x 10 – 3 g
23 g —— 6 x 10 23 átomos de sódio
69 x 10 – 3 g —— x
x = 1,8 x 10 21 átomos de sódio
Questão 22
Letra C.
Correta; os vírus possuem essas propriedades.
Questão 23
Letra B.
Por ser mais volátil que a água, o benzeno passa para a forma gasosa.
3
Questão 24
Letra D.
Os elementos representados pelas letras C e E tendem a perder dois
elétrons (variação brusca do 2 o para o 3 o PI); logo, são do grupo 2A.
Como o PI cresce de baixo para cima, nos grupos, o de maior valor de
PI é o Be. Assim, C é o magnésio.
Questão 25
Letra A.
Em grandes altitudes, o ar é rarefeito, tornando a pressão atmosférica
menor; assim, a quantidade de oxigênio é menor.
Questão 26
Letra A.
O estudo da variação do ponto de ebulição (eixo das ordenadas) em função
da massa molar (eixo das abscissas) leva ao gráfico (A), que representa
uma diminuição brusca da 1 a para a 2 a substância e, depois, o aumento
do ponto de ebulição com a massa molar.
Questão 27
Letra E.
Note que o objeto real a ser lido deve estar a 25 cm da lente, formando
uma imagem virtual que a pessoa realmente possa ler; ou seja, a 50 cm
da lente de contato. Porém, para obter a resposta em dioptrias, deve-se
trabalhar as distâncias no Sistema Internacional de Unidades, isto é, em
metros. Portanto, aplicando a equação de Gauss, tem-se:
1 1 1
C 2,0 di
f 0,25 0,50
= = - =
Questão 28
Letra D.
Numa pressão menor, o ponto de ebulição fica abaixo de 100ºC,
preservando as proteínas necessárias à boa qualidade do produto.
Questão 29
Letra C.
Os ciclistas não andam com a mesma velocidade, portanto, percorrem
distâncias diferentes em um mesmo tempo. Porém, o intervalo de tempo
de corrida é o mesmo para os dois. Então, veja se você concorda com
a seguinte afirmação: “No intervalo de tempo proposto, o líder realiza (N)
voltas e o retardatário realiza (N – 1) voltas”. Você só pode continuar o
problema se entender essa afirmação. Em linguagem de corridas, para que
o líder se coloque a uma volta do retardatário, é necessário que, no mesmo
intervalo de tempo, ele consiga realizar uma volta a mais que o retardatário.
Resolvendo a questão, lembrando que
S
t
V
D
D = , admitindo-se ΔS o
número de voltas, verifica-se que:
LÍDER RETARD.
N N 1
t t 6N 6 5N N 6 voltas.
60 50
-
D = D Þ = Þ - = Þ =
Questão 30
Letra E.
Todas as observações têm de ser analisadas através das informações
fornecidas na tabela. Observe:
– Na primeira observação: “Radiações com comprimento de onda
maior, com fótons de energia menor”; ela se refere, portanto, à
base da tabela, ou seja, à radiofrequência.
– Na segunda observação: “Ondas que têm alta energia ou
comprimento de onda muito pequeno”, ela se refere, portanto, ao
topo da tabela, ou seja, aos raios gama (opção E) e aos raios X.
– Na terceira observação, as faixas de valores dadas se referem aos
raios ultravioleta.
Questão 31
Letra D.
Quando a força de atrito se iguala, em módulo, ao peso, a resultante
passa a ser nula e, a partir daí, ocorre movimento retilíneo e uniforme.
Questão 32
Letra C.
Nos processos de calor latente, a energia é usada para a mudança de
fase, enquanto a temperatura do sistema permanece constante.
Questão 33
Letra D.
O acréscimo de profundidade produz um empuxo que é igual, em módulo,
ao peso do indivíduo. Portanto, tem-se:
DE = peso
m.v.g = mg Þ 10 3 . 1,6 . 0,60 . 0,05 = m
m = 48 kg
4
Questão 34
Letra C.
As lâmpadas devem converter energia elétrica em energia radiante, ou seja,
luz. No caso das lâmpadas incandescentes, há uma grande parte da energia
dissipada sob a forma de calor, que é totalmente perdido para o meio, sem
nenhuma utilidade para a iluminação. O sistema de diodo, OLED, não tem
a perda da energia elétrica por efeito Joule, ou seja, sob a forma de calor, o
que permite uma forma mais eficaz de iluminação. A taxa de transformação
de energia elétrica em energia radiante é muito maior nesse caso.
Questão 35
Letra D.
O cálculo da energia fornecida é feito pelo produto da potência do sistema
pelo intervalo de tempo usado; porém, para que se possa calcular o custo,
há de se usar a potência em kW e o tempo em horas:
® potência = 5.000 W = 5,0 kW.
– intervalo de tempo = 4 pessoas x 0,5 h x 30 dias= 60 h. Então,
tem-se: E = 5,0 x 60 = 300 kWh.
Já que o custo do kWh é R$ 0,50, então o custo mensal será: 300 x R$
0,50 = R$ 150,00.
Questão 36
Letra B.
A equação balanceada é:
3 H 2(g) + N 2 ®2 NH 3
A opção B é a que mostra as moléculas em forma e número corretos.
Questão 37
Letra D.
Os tr ês co mpo sto s apr e sent am o agr up ame nto func ional
– CHO característico da função aldeído.
Questão 38
Letra D.
1 quiloton _____ 1.000 t TNT
x 12.000 t TNT
12 quilotons _____ x
1g U _____ 30 t TNT
y 400 g / U
y _____ 12.000 t TNT
ì
í =
î
ì
í =
î
Questão 39
Letra D.
1 ¾8¾d ® 1/2 ¾8¾d ® 1/4 ¾8¾d ® 1/8 ¾8¾d ® 1/16 ¾8¾d ® 1/32 ¾8¾d ® 1/64
Questão 40
Letra C.
Por ser uma mistura, os componentes são separados por destilação
fracionada.
Questão 41
Letra C.
A fiscalização do sangue para transfusões reduz a possibilidade de
transmissão.
Questão 42
Letra D.
Anodo: Cd + 2 OH – ® Cd(OH) 2 + 2 e –
Catodo: 2 Ni(OH) 3 + 2 e – ® 2 Ni(OH) 2 + 2 OH –
Global: Cd + 2 Ni(OH) 3 ® Cd(OH) 2 + 2 Ni(OH) 2
Questão 43
Letra B.
Correta; é conhecida como “fruto” de pinheiros, que não têm fruto.
Questão 44
Letra E.
Correta, retenção de excesso de calor é prejudicial.
Questão 45
Letra B.
Cinco latas de cerveja correspondem a 1,5 g/l.
Pela tabela: excitação e queda das reações motoras.
5
Habilidade 1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos
ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes
contextos.
Habilidade 2 – Associar a solução de problemas de comunicação,
transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento
científico e tecnológico.
Habilidade 3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações
baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
Habilidade 4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente,
considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação,
recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Habilidade 5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso
cotidiano.
Habilidade 6 – Relacionar informações para compreender manuais de
instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso
comum.
Habilidade 7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios
para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do
consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
Habilidade 8 – Identificar etapas em processos de obtenção,
transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos
ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou
físicos neles envolvidos.
Habilidade 9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos
ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos
que podem causar alterações nesses processos.
Habilidade 10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes,
transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas
naturais, produtivos ou sociais.
Habilidade 11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da
biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos
em produtos biotecnológicos.
Habilidade 12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de
atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Habilidade 13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo
ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
Habilidade 14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais
dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações
com o ambiente, sexualidade, entre outros.
Habilidade 15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar
fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização
dos sistemas biológicos.
Habilidade 16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões,
processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.
Habilidade 17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes
formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas,
químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações
matemáticas ou linguagem simbólica.
Habilidade 18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas
de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a
que se destinam.
Habilidade 19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das
ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar
problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Habilidade 20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de
partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
Habilidade 21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar
processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da
termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
Habilidade 22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre
a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou
tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas
ou ambientais.
Habilidade 23 –Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação
de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas,
ambientais, sociais e/ou econômicas.
Habilidade 24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para
caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
Habilidade 25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando
etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou
ambientais de sua obtenção ou produção.
Habilidade 26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas
na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais,
identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses
processos.
Habilidade 27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente
aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
Habilidade 28 – Associar características adaptativas dos organismos
com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes
ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
Habilidade 29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres
vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de
alimentos, matérias-primas ou produtos industriais.
Habilidade 30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo,
identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da
saúde individual, coletiva ou do ambiente.
6
Questão 46
Letra B.
No governo Vargas (1930-1945), o trabalho explicava a construção do
Estado brasileiro, conforme um modelo de desenvolvimento econômico
estruturado na industrialização, com a criação da Companhia Siderúrgica
Nacional, da Usina de Volta Redonda e da Companhia Vale do Rio Doce.
A ideologia do trabalho estava atrelada ao discurso de nação.
Questão 47
Letra E.
Durante o Estado Novo, era grande a preocupação do governo em
manter um padrão cultural de base nacionalista e ufanista; na década de
1980, como resultado da volta ao estado de direito, a sociedade e, por
conseguinte, a própria cultura adquirem um caráter mais contestador e
crítico em relação aos problemas nacionais.
Questão 48
Letra E.
Qualquer que seja a versão, o fato é que a existência das favelas evidencia
uma das questões sociais mais complexas da cidade do Rio de Janeiro.
Questão 49
Letra C.
Universitários das grandes cidades despontaram através de canções de
protesto. Nos festivais da Música Popular Brasileira (como, por exemplo,
os da TV Record), apareceu, dentre outros nomes, o de Chico Buarque de
Hollanda, que compunha canções de protesto, como Cálice e A Banda. Esta
foi uma das formas encontradas para fazer oposição ao governo militar.
Questão 50
Letra A.
A decoração do túmulo de Leonardo Bruni é composta por elementos
artísticos da Antiguidade clássica e por símbolos do cristianismo. Essas
concepções expressam a mentalidade renascentista.
Questão 51
Letra A.
É importante perceber, nesta questão, que existem dois tipos distintos
de patrimônios que devem ser preservados: o material e o imaterial. O
patrimônio material são os bens edificados e os objetos que tiveram
significado na formação de nossa identidade cultural, cujo exemplo na
questão é o sítio arquitetônico e urbanístico de Congonhas do Campo, em
Minas Gerais.
Questão 52
Letra B.
Os dados apresentados a respeito das taxas de mortalidade infantil do
continente americano e da região Sul permitem que sejam realizadas
comparações que ajudam na elaboração de políticas de saúde pública.
Esses indicadores representados espacialmente demonstram as áreas
prioritárias de investimento; dessa forma, a política pode se concentrar
em algumas áreas e obter melhor resultado.
Questão 53
Letra E.
Observando as figuras, deve-se notar que a 1 apresenta apenas
uma parte (a parte destacada) do espaço que foi representado na 2.
Observando-se as duas escalas cartográficas, nota-se que a escala
da figura 1 (1 : 10.000) é maior que a escala da figura 2 (1 : 50.000).
Lembre-se de que existe uma relação inversamente proporcional entre
as escalas. Diante dessas constatações, pode-se concluir que a figura
1 é mais detalhada que a figura 2.
Questão 54
Letra E.
A representação cartográfica apresentada ilustra a visão dos interesses
estratégicos, políticos e econômicos dos EUA, além de aspectos culturais
que contribuem para essa visão.
Questão 55
Letra C.
Considere que o crescimento vegetativo é a diferença entre a taxa de
natalidade e a de mortalidade.
Questão 56
Letra C.
A única alternativa que atende aos dois momentos propostos é a C, porque
cita a supremacia dos EUA em situações distintas.
Questão 57
Letra D.
O controle sobre a circulação de pessoas se intensifica nas fronteiras entre
países de padrões socioeconômicos muito diferentes, como é o caso
dos EUA e do México.
Questão 58
Letra A.
Trata-se de um assunto elementar, porque faz referência ao mais conhecido
mecanismo de justificativa do poder do rei, ou seja, a teoria do direito divino.
7
Questão 59
Letra D.
Apesar de haver ligação entre pobreza e violência, essa relação tem de
considerar outros fatores.
Questão 60
Letra E.
O texto mostra uma diferenciação nas consequências das secas, porque
os pequenos agricultores são mais atingidos do que os latifundiários, que
geralmente praticam a pecuária extensiva. Além disso, chama a atenção para a
possível manipulação dos projetos pela elite local, na chamada indústria da seca.
Questão 61
Letra B.
Se o Absolutismo considera a origem divina como a sacralização do
poder, o Iluminismo parte da concepção de que o poder é delegado ao
governante e resulta de uma convenção política entre ele e a sociedade.
Logo, são visões opostas.
Questão 62
Letra C.
A colonização fez nascer no Brasil uma estrutura latifundiária que nunca foi
desfeita. Mesmo no Império, com a criação da Lei de Terras, manteve-se
inalterada a propriedade concentrada.
Questão 63
Letra B.
Estamos falando da etapa de transição feudal-capitalista, na qual o velho
e o novo coexistem; ou seja, elementos do mundo feudal (chamado
de “velho”) conviviam com o despertar capitalista, o capital mercantil
(denominado “novo”). O contraste de cores e luzes, a mistura de temas
mundanos e sagrados demonstram esse contraste típico do período.
Questão 64
Letra A.
A Conjuração Mineira sofre forte impacto da Revolução Americana, que culminou
como a emancipação dos EUA, e a Conjuração Baiana, também chamada de
Revolta dos Alfaiates, sofreu a influência da fase jacobinista da Revolução Francesa.
Questão 65
Letra E.
O ano de 1968 foi marcado por uma série de revoltas estudantis, em
diversos países do mundo. Os movimentos mais famosos ocorreram na
França, EUA, Tchecoslováquia e Brasil. Apesar de motivações variadas,
grande parte deles foi marcada pela influência de ideias socialistas e, ao
mesmo tempo, pelo questionamento da cultura de massa e da sociedade
de consumo. Em oposição a esses valores, surgiram novas propostas
estéticas e comportamentais em um movimento de contracultura, que
incluiu a liberdade sexual e o pacifismo.
Questão 66
Letra A.
A resposta é clara. Embora revestidas de momentos históricos diferentes,
há um fator comum. Está-se falando da exclusão social que mostra que,
de alguma forma, os setores menos favorecidos da sociedade foram
atingidos.
Questão 67
Letra C.
A economia soviética conseguiu suprir as necessidades básicas do
homem – comer, vestir, morar e outras –, mas jamais conseguiu que
isso fosse feito com qualidade. O contato com o Ocidente, que prima
pelo paraíso do consumo, foi fatal. Por outro lado, a falência material e
política do Estado completa a obra de desagregação do bloco socialista.
Questão 68
Letra B.
A imagem representa os deslizamentos ocorridos em resposta às intensas
chuvas de março de 2009 em Santa Catarina. As demais imagens
representam impactos ambientais, como: enchentes, erosão dos solos,
terremotos e abrasão marinha, respectivamente, que também geram
danos materiais e perdas humanas.
Questão 69
Letra E.
A partir da interpretação do texto, é perceptível a problemática da
identidade cultural no ambiente global.
Questão 70
Letra A.
O poema do ex-bispo de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga,
deixa transparecer um problema secular do Brasil: a exclusão social no
campo, resultado da falta de uma política de Estado que fixe o homem
na terra. Alia-se a isso o drama provocado pela seca no Nordeste, o que
agudiza a situação de miséria, obrigando essa população carente a se
tornar “retirante”, como mostra a obra de Portinari.
8
Questão 71
Letra D.
Hoje, na economia brasileira, o setor que mais emprega é o de serviços –
comércio, atividades financeiras, serviços públicos, etc. O setor industrial,
devido à introdução das novas tecnologias derivadas da informática, vem
diminuindo o número de empregados.
Questão 72
Letra B.
O modelo I descreve claramente a produção fordista ou fordismo, que
também recebeu o nome de linha de montagem. O fordismo foi idealizado
no início do século XX, por Henry Ford. Já o modelo II, típico dos anos
1970, foi criado pelo empresário japonês Eiji Toyoda, que sustentou a
necessidade de flexibilização da produção, contrariando a produção em
série do modelo anterior.
Questão 73
Letra B.
O texto apresenta os cabos de fibra óptica como um elemento fundamental
para a transmissão de dados no mundo atual, e o mapa indica que apenas
algumas cidades brasileiras têm acesso a tal infraestrutura. Mesmo que as
cidades abastecidas sejam as mais importantes do País, fica evidente que
nem todas as regiões e cidades apresentam as mesmas oportunidades
de acesso a informações.
Questão 74
Letra A.
Dutos, hidrovias e ferrovias possuem maior capacidade de transporte e,
consequentemente, menores custos.
Questão 75
Letra A.
A ocupação nordestina é antiga e grande parte da estrutura econômica
é muito atrasada.
Questão 76
Letra A.
A ascensão dos países emergentes no cenário econômico mundial tem
gerado um novo ritmo às relações comerciais e, principalmente, tem
legitimado a importância dos países classificados como subdesenvolvidos
no atual mercado global. Tal fato pode ser constatado com a participação
de empresas multinacionais como patrocinadoras da Copa de 2010, como
foi o caso da Seara, indústria brasileira de alimentos.
Questão 77
Letra C.
O gráfico destaca o processo de urbanização brasileiro. Por definição,
a urbanização ocorre quando a população urbana cresce mais que a
população rural. No caso brasileiro, a urbanização teve como principal
causa o intenso êxodo rural provocado pela modernização do campo e
concentração de terras. Ou seja, existe forte relação entre os processos
que se desenvolvem no campo e na cidade.
Questão 78
Letra A.
A letra não faz alusão à modernização agrícola e valoriza o trabalho no
mundo rural.
Questão 79
Letra E.
A globalização é definida por alguns autores como “integração
excludente”, porque, ao mesmo tempo em que ocorre uma grande
integração econômica, amplia-se a exclusão social.
Questão 80
Letra B.
A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de mediar
novos conflitos e de evitar que novas catástrofes, como o holocausto,
acontecessem novamente. O plano de ações da ONU está fundamentado
na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Questão 81
Letra E.
O caminho da revolução, especialmente a partir da tática de guerrilha,
mostrou-se como o único possível para promover as alterações jurídico-
-políticas e sociais de que o povo cubano necessitava. Uma vez instalado
no poder, o governo revolucionário iniciou o desmantelamento do sistema
político até então vigente, garantindo aos cidadãos, pela primeira vez em
muitos anos, o exercício pleno de seus direitos. Outras medidas também
mereceram destaque, como a Lei de Reforma Agrária, a diminuição
geral de aluguéis, a intervenção nas companhias que monopolizavam os
serviços públicos, dentre outras.
9
Questão 82
Letra C.
Ainda que o trecho utilizado no enunciado faça referência aos três
primeiros séculos de existência do Brasil, a pergunta se estende até o
século XIX. Além disso, enquanto o excerto apresenta uma abordagem
de história das mentalidades, a questão é sobre como os estrangeiros
(português, africano e imigrante europeu) sentiam concretamente a
experiência de viver em terras brasileiras. Assim, o texto da historiadora
Laura de Mello e Souza é útil apenas por apresentar os temas do paraíso,
do purgatório e do inferno, que são resgatados na alternativa correta nos
sentidos presentes no senso comum: inferno para o negro, devido ao
cativeiro; purgatório para o português, porque havia o sonho do retorno
a Portugal; paraíso para o imigrante, devido às supostas oportunidades.
Questão 83
Letra C.
A alternativa A está errada, porque, de acordo com o texto, a região
com maior número de mulheres responsáveis pelo domicílio é a região
Nordeste. A região Norte apresentou apenas o maior crescimento no
número de mulheres responsáveis pelo domicílio no período de 1991 a
2000. A alternativa B está errada, porque os números fornecidos pelo
texto mostram que nas regiões Nordeste e Sudeste, em mais de 70% dos
lares, os homens ainda são os responsáveis. A alternativa D está errada,
porque as mulheres não são maioria dentre os posseiros, e o texto não faz
nenhuma referência a isso. A alternativa E está errada, porque a entrada
da mulher no mercado de trabalho tem relação direta com o número de
mulheres responsáveis por domicílios e o número de divórcios não pode
ser considerado o único fator para esse crescimento.
Questão 84
Letra B.
John Locke foi um filósofo predecessor do Iluminismo e defendia a noção
de governo com o consentimento dos governados diante da autoridade
constituída, além do respeito ao direito natural do homem à vida, à
liberdade e à propriedade. Estes princípios individuais seriam pilares da
fundação das futuras democracias representativas.
Questão 85
Letra D.
As florestas de áreas úmidas, equatoriais e tropicais, possuem a
maior biodiversidade (variedade de espécies) do mundo. Assim, o
desmatamento nessas áreas é muito preocupante porque pode eliminar
espécies, muitas vezes não conhecidas do planeta. Além da questão
ambiental, há também interesses socioeconômicos, porque esses
códigos genéticos podem viabilizar, através da biotecnologia, uma série
de descobertas, principalmente no setor farmacêutico.
Não se pode dizer que a mentalidade desenvolvimentista acabou e
também que o avanço da moderna agricultura por novas áreas não gera
desmatamento; desse modo, as alternativas B e C estão incorretas.
Questão 86
Letra A.
Ao observar a sociedade brasileira, é possível constatar que a contribuição
dos negros africanos foi muito importante para a formação do Brasil. Seja na
língua, nos costumes, na culinária, na música ou na cor da pele, percebe-se
a influência daqueles que foram obrigados a cruzar o Atlântico e a trabalhar
como escravos, tendo de adaptar a sua maneira de viver ao novo ambiente.
Questão 87
Letra D.
Figura A: grande propriedade – adoção do conhecimento técnico-científico
no sistema produtivo – emprego de mão de obra pouco numerosa e
qualificada. Figura B: grande propriedade – trabalho escravo – produtividade
ligada à superexploração da mão de obra e à expansão da área de produção.
Em tempos e espaços distintos, as figuras A e B demonstram o tripé
técnica, trabalho e paisagens geográficas.
Nesse sentido, na figura A, a atividade apresentada se estabeleceu em
grandes propriedades com mão de obra qualificada e pouco numerosa,
com grande aporte tecnológico; na figura B, a atividade selecionada
também foi baseada em grandes propriedades, porém com a utilização
de mão de obra escrava, superexplorada, e de forma extensiva para o
aumento da produtividade.
Questão 88
Letra B.
A Lei 10.831, de dezembro de 2003, sancionada pelo presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, embora ainda dependa de regulamentação do
Congresso Nacional, marcou um notável avanço não só para a agricultura
orgânica mas, principalmente, no tocante ao meio ambiente. Esta Lei
é resultado de cerca de dez anos de debates realizados por diversas
organizações em torno do tema, a partir do momento em que o governo
de nosso país passa a demonstrar interesse no assunto.
Questão 89
Letra C.
A charge faz crítica direta às propagandas e projetos de venda, leilões e
concessões realizados, historicamente, pelo governo brasileiro, o que tem
contribuído para o aumento da exploração madeireira, desmatamento e
avanço da fronteira agrícola.
Questão 90
Letra B.
A energia nuclear determina a produção de lixo atômico e há risco de
acidentes. O Brasil é um dos grandes mercados automobilísticos do
planeta e o biocombustível é menos poluente que o petróleo.
10
Habilidade 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes
documentais acerca de aspectos da cultura.
Habilidade 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades
humanas.
Habilidade 3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus
processos históricos.
Habilidade 4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes
sobre determinado aspecto da cultura.
Habilidade 5 – Identificar as manifestações ou representações da
diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Habilidade 6 – Interpretar diferentes representações gráficas e
cartográficas dos espaços geográficos.
Habilidade 7 – Identificar os significados histórico-geográficos das
relações de poder entre as nações.
Habilidade 8 – Analisar a ação dos Estados nacionais no que se refere à
dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de
ordem econômico-social.
Habilidade 9 – Comparar o significado histórico-geográfico das
organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou
mundial.
Habilidade 10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos
sociais e a importância da participação da coletividade na transformação
da realidade histórico-geográfica.
Habilidade 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no
tempo e no espaço.
Habilidade 12 – Analisar o papel da justiça como instituição na
organização das sociedades.
Habilidade 13 – Analisar a atuação dos movimentos sociais que
contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo
poder.
Habilidade 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos
analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza históricogeográfica
acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Habilidade 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos,
econômicos ou ambientais ao longo da história.
Habilidade 16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e
tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
Habilidade 17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas
tecnologias no processo de territorialização da produção.
Habilidade 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação
de riquezas e suas implicações socioespaciais.
Habilidade 19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas
que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços
rural e urbano.
Habilidade 20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às
modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo
do trabalho.
Habilidade 21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na
construção da vida social.
Habilidade 22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se
refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
Habilidade 23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação
política das sociedades.
Habilidade 24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das
sociedades.
Habilidade 25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão
social.
Habilidade 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação
dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
Habilidade 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade
com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou)
geográficos.
Habilidade 28 – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais
em diferentes contextos histórico-geográficos.
Habilidade 29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção
do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas
pelas ações humanas.
Habilidade 30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da
vida no planeta nas diferentes escalas.__
Questão 1
Letra B.
O satélite funciona como objeto no infinito
(impróprio) e, nesse caso, a imagem é real e
fica localizada no foco do espelho:
Questão 2
Letra C.
Correta; divisão do peso, em kg pela altura, em metros ao quadrado.
Questão 3
Letra D.
Da cinemática, tem-se
S
V ,
t
D
=
D
quando a velocidade se mantém
constante. Portanto, o intervalo de tempo pode ser calculado pela razão
entre a distância total percorrida pela onda eletromagnética e a velocidade
de propagação:
7
1 1
6
S 2 4 10
t 2,7 10 s OG 10 .
V 3 10
D ´ ´ - -
D = = @ ´ Þ =
´
Questão 4
Letra A.
A potência total da rede doméstica proposta vale: p = V x i = 110 x 10 =
1.100 W. Tem-se uma lâmpada de 100 W acesa. Portanto, a potência limite
para o funcionamento do ferro de passar roupas vale: 1.100 – 100 = 1.000 W.
Questão 5
Letra E.
Correta; hidrocarbonetos são substratos para a respiração delas.
Questão 6
Letra E.
Dentre as opções propostas, a única relevante em termos reais é a letra E,
pois a água quente contém menos oxigênio dissolvido, fator indispensável
para a vida aquática ou para a decomposição de detritos orgânicos, o que
causa proliferação de bactérias patogênicas, algas, etc.
Questão 7
Letra C.
Sabendo que: 1 L de gasolina®6,5 mol de octano, é possível calcular a
quantidade de CO 2 produzida na sua combustão com 100% de eficiência:
C 8 H 18 + 25/2 O 2 ®8 CO 2 + 9 H 2 O
1 mol ____ 8 mol
6,5 mol ____ x
Como 1,7 L de etanol corresponde a 28,0 mol de etanol, pode-se calcular
a quantidade de CO 2 produzida na sua combustão:
C 2 H 6 O + 3 O 2 ®2 CO 2 + 3 H 2 O
1 mol ____ 2 mol
28,0 mol ___ x
Então: 2
2
quantidade de CO produzida por 1,7 L etanol 56
1,08
quantidade de CO produzida por 1,0 L gasolina 52
= @
Questão 8
Letra A.
Massa de água = 200 x 1,0 = 200 kg ou 200.000 g. O calor que provoca
mudança de temperatura nos sistemas físicos é chamado de sensível e
pode ser calculado pela expressão: Q = m x c x Dq.
Portanto, tem-se:
Q = 200.000 x 1,0 x 20 = 4,0 x 10 6 cal.
Questão 9
Letra D.
Um processo químico gera um combustível que, quando queimado,
movimenta as turbinas produzindo energia elétrica. Isto é o que ocorre
com o gás natural em uma termoelétrica.
GABARITO
2
Questão 10
Letra D.
A opção D indica o cuidado dispensado às técnicas aplicadas por Venter
para que não se verifique o mau uso delas.
Questão 11
Letra B.
Eutrofização ou eutroficação é um processo que reduz a taxa de O 2 na água
e causa grande mortandade de organismos aeróbios. Frequentemente,
resulta do lançamento de esgoto doméstico não tratado.
Questão 12
Letra C.
Absorção de CO 2 ® 61,5 + 92 = 153,5 Gt. Liberação de
CO 2 ® 60 + 1,5 + 90 + 5 = 156,5 Gt, um excedente anual de 3 Gt
devido à atividade industrial.
Questão 13
Letra B.
A opção B é a correta, pois explica os danos causados às aves aquáticas
pelo óleo.
Questão 14
Letra E.
A reprodução sexuada utiliza gametas, fazendo meiose com permutação
e separação de homólogos, o que possibilita maior variabilidade genética.
A reprodução assexuada, tipicamente por mitose, com menor gasto de
tempo e energia, possibilita menor variabilidade genética.
Questão 15
Letra B.
Os fatores de risco das principais doenças cardiovasculares incluem, de
modo direto ou indireto, os fatores citados na opção B.
Questão 16
Letra A.
Correta; tanto no deslizamento das proteínas como no gasto de ATP.
Questão 17
Letra C.
Se a concentração de um determinado recurso, no líquido intersticial,
estiver alta, isto é, acima do valor ideal, a obtenção a partir dos órgãos
de produção, efetivamente, deve diminuir.
Questão 18
Letra C.
Na situação A, a raiz dorsal sensitiva foi cortada, o indivíduo não sente a
queimadura e não afasta a mão. Na situação B, a raiz ventral motora foi
cortada, a pessoa sente a queimadura, mas não afasta a mão da fonte
de calor.
Questão 19
Letra A.
Correta; a liberação de energia não é de uma vez.
Questão 20
Letra B.
Correta; Pteridófitas inauguram os vasos e Angiospermas os frutos.
Questão 21
Letra C.
100 mL —— 69 mg = 69 x 10 – 3 g
23 g —— 6 x 10 23 átomos de sódio
69 x 10 – 3 g —— x
x = 1,8 x 10 21 átomos de sódio
Questão 22
Letra C.
Correta; os vírus possuem essas propriedades.
Questão 23
Letra B.
Por ser mais volátil que a água, o benzeno passa para a forma gasosa.
3
Questão 24
Letra D.
Os elementos representados pelas letras C e E tendem a perder dois
elétrons (variação brusca do 2 o para o 3 o PI); logo, são do grupo 2A.
Como o PI cresce de baixo para cima, nos grupos, o de maior valor de
PI é o Be. Assim, C é o magnésio.
Questão 25
Letra A.
Em grandes altitudes, o ar é rarefeito, tornando a pressão atmosférica
menor; assim, a quantidade de oxigênio é menor.
Questão 26
Letra A.
O estudo da variação do ponto de ebulição (eixo das ordenadas) em função
da massa molar (eixo das abscissas) leva ao gráfico (A), que representa
uma diminuição brusca da 1 a para a 2 a substância e, depois, o aumento
do ponto de ebulição com a massa molar.
Questão 27
Letra E.
Note que o objeto real a ser lido deve estar a 25 cm da lente, formando
uma imagem virtual que a pessoa realmente possa ler; ou seja, a 50 cm
da lente de contato. Porém, para obter a resposta em dioptrias, deve-se
trabalhar as distâncias no Sistema Internacional de Unidades, isto é, em
metros. Portanto, aplicando a equação de Gauss, tem-se:
1 1 1
C 2,0 di
f 0,25 0,50
= = - =
Questão 28
Letra D.
Numa pressão menor, o ponto de ebulição fica abaixo de 100ºC,
preservando as proteínas necessárias à boa qualidade do produto.
Questão 29
Letra C.
Os ciclistas não andam com a mesma velocidade, portanto, percorrem
distâncias diferentes em um mesmo tempo. Porém, o intervalo de tempo
de corrida é o mesmo para os dois. Então, veja se você concorda com
a seguinte afirmação: “No intervalo de tempo proposto, o líder realiza (N)
voltas e o retardatário realiza (N – 1) voltas”. Você só pode continuar o
problema se entender essa afirmação. Em linguagem de corridas, para que
o líder se coloque a uma volta do retardatário, é necessário que, no mesmo
intervalo de tempo, ele consiga realizar uma volta a mais que o retardatário.
Resolvendo a questão, lembrando que
S
t
V
D
D = , admitindo-se ΔS o
número de voltas, verifica-se que:
LÍDER RETARD.
N N 1
t t 6N 6 5N N 6 voltas.
60 50
-
D = D Þ = Þ - = Þ =
Questão 30
Letra E.
Todas as observações têm de ser analisadas através das informações
fornecidas na tabela. Observe:
– Na primeira observação: “Radiações com comprimento de onda
maior, com fótons de energia menor”; ela se refere, portanto, à
base da tabela, ou seja, à radiofrequência.
– Na segunda observação: “Ondas que têm alta energia ou
comprimento de onda muito pequeno”, ela se refere, portanto, ao
topo da tabela, ou seja, aos raios gama (opção E) e aos raios X.
– Na terceira observação, as faixas de valores dadas se referem aos
raios ultravioleta.
Questão 31
Letra D.
Quando a força de atrito se iguala, em módulo, ao peso, a resultante
passa a ser nula e, a partir daí, ocorre movimento retilíneo e uniforme.
Questão 32
Letra C.
Nos processos de calor latente, a energia é usada para a mudança de
fase, enquanto a temperatura do sistema permanece constante.
Questão 33
Letra D.
O acréscimo de profundidade produz um empuxo que é igual, em módulo,
ao peso do indivíduo. Portanto, tem-se:
DE = peso
m.v.g = mg Þ 10 3 . 1,6 . 0,60 . 0,05 = m
m = 48 kg
4
Questão 34
Letra C.
As lâmpadas devem converter energia elétrica em energia radiante, ou seja,
luz. No caso das lâmpadas incandescentes, há uma grande parte da energia
dissipada sob a forma de calor, que é totalmente perdido para o meio, sem
nenhuma utilidade para a iluminação. O sistema de diodo, OLED, não tem
a perda da energia elétrica por efeito Joule, ou seja, sob a forma de calor, o
que permite uma forma mais eficaz de iluminação. A taxa de transformação
de energia elétrica em energia radiante é muito maior nesse caso.
Questão 35
Letra D.
O cálculo da energia fornecida é feito pelo produto da potência do sistema
pelo intervalo de tempo usado; porém, para que se possa calcular o custo,
há de se usar a potência em kW e o tempo em horas:
® potência = 5.000 W = 5,0 kW.
– intervalo de tempo = 4 pessoas x 0,5 h x 30 dias= 60 h. Então,
tem-se: E = 5,0 x 60 = 300 kWh.
Já que o custo do kWh é R$ 0,50, então o custo mensal será: 300 x R$
0,50 = R$ 150,00.
Questão 36
Letra B.
A equação balanceada é:
3 H 2(g) + N 2 ®2 NH 3
A opção B é a que mostra as moléculas em forma e número corretos.
Questão 37
Letra D.
Os tr ês co mpo sto s apr e sent am o agr up ame nto func ional
– CHO característico da função aldeído.
Questão 38
Letra D.
1 quiloton _____ 1.000 t TNT
x 12.000 t TNT
12 quilotons _____ x
1g U _____ 30 t TNT
y 400 g / U
y _____ 12.000 t TNT
ì
í =
î
ì
í =
î
Questão 39
Letra D.
1 ¾8¾d ® 1/2 ¾8¾d ® 1/4 ¾8¾d ® 1/8 ¾8¾d ® 1/16 ¾8¾d ® 1/32 ¾8¾d ® 1/64
Questão 40
Letra C.
Por ser uma mistura, os componentes são separados por destilação
fracionada.
Questão 41
Letra C.
A fiscalização do sangue para transfusões reduz a possibilidade de
transmissão.
Questão 42
Letra D.
Anodo: Cd + 2 OH – ® Cd(OH) 2 + 2 e –
Catodo: 2 Ni(OH) 3 + 2 e – ® 2 Ni(OH) 2 + 2 OH –
Global: Cd + 2 Ni(OH) 3 ® Cd(OH) 2 + 2 Ni(OH) 2
Questão 43
Letra B.
Correta; é conhecida como “fruto” de pinheiros, que não têm fruto.
Questão 44
Letra E.
Correta, retenção de excesso de calor é prejudicial.
Questão 45
Letra B.
Cinco latas de cerveja correspondem a 1,5 g/l.
Pela tabela: excitação e queda das reações motoras.
5
Habilidade 1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos
ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes
contextos.
Habilidade 2 – Associar a solução de problemas de comunicação,
transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento
científico e tecnológico.
Habilidade 3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações
baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
Habilidade 4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente,
considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação,
recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Habilidade 5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso
cotidiano.
Habilidade 6 – Relacionar informações para compreender manuais de
instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso
comum.
Habilidade 7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios
para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do
consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
Habilidade 8 – Identificar etapas em processos de obtenção,
transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos
ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou
físicos neles envolvidos.
Habilidade 9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos
ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos
que podem causar alterações nesses processos.
Habilidade 10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes,
transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas
naturais, produtivos ou sociais.
Habilidade 11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da
biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos
em produtos biotecnológicos.
Habilidade 12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de
atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Habilidade 13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo
ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
Habilidade 14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais
dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações
com o ambiente, sexualidade, entre outros.
Habilidade 15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar
fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização
dos sistemas biológicos.
Habilidade 16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões,
processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.
Habilidade 17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes
formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas,
químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações
matemáticas ou linguagem simbólica.
Habilidade 18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas
de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a
que se destinam.
Habilidade 19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das
ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar
problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Habilidade 20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de
partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
Habilidade 21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar
processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da
termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
Habilidade 22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre
a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou
tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas
ou ambientais.
Habilidade 23 –Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação
de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas,
ambientais, sociais e/ou econômicas.
Habilidade 24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para
caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
Habilidade 25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando
etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou
ambientais de sua obtenção ou produção.
Habilidade 26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas
na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais,
identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses
processos.
Habilidade 27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente
aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
Habilidade 28 – Associar características adaptativas dos organismos
com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes
ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
Habilidade 29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres
vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de
alimentos, matérias-primas ou produtos industriais.
Habilidade 30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo,
identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da
saúde individual, coletiva ou do ambiente.
6
Questão 46
Letra B.
No governo Vargas (1930-1945), o trabalho explicava a construção do
Estado brasileiro, conforme um modelo de desenvolvimento econômico
estruturado na industrialização, com a criação da Companhia Siderúrgica
Nacional, da Usina de Volta Redonda e da Companhia Vale do Rio Doce.
A ideologia do trabalho estava atrelada ao discurso de nação.
Questão 47
Letra E.
Durante o Estado Novo, era grande a preocupação do governo em
manter um padrão cultural de base nacionalista e ufanista; na década de
1980, como resultado da volta ao estado de direito, a sociedade e, por
conseguinte, a própria cultura adquirem um caráter mais contestador e
crítico em relação aos problemas nacionais.
Questão 48
Letra E.
Qualquer que seja a versão, o fato é que a existência das favelas evidencia
uma das questões sociais mais complexas da cidade do Rio de Janeiro.
Questão 49
Letra C.
Universitários das grandes cidades despontaram através de canções de
protesto. Nos festivais da Música Popular Brasileira (como, por exemplo,
os da TV Record), apareceu, dentre outros nomes, o de Chico Buarque de
Hollanda, que compunha canções de protesto, como Cálice e A Banda. Esta
foi uma das formas encontradas para fazer oposição ao governo militar.
Questão 50
Letra A.
A decoração do túmulo de Leonardo Bruni é composta por elementos
artísticos da Antiguidade clássica e por símbolos do cristianismo. Essas
concepções expressam a mentalidade renascentista.
Questão 51
Letra A.
É importante perceber, nesta questão, que existem dois tipos distintos
de patrimônios que devem ser preservados: o material e o imaterial. O
patrimônio material são os bens edificados e os objetos que tiveram
significado na formação de nossa identidade cultural, cujo exemplo na
questão é o sítio arquitetônico e urbanístico de Congonhas do Campo, em
Minas Gerais.
Questão 52
Letra B.
Os dados apresentados a respeito das taxas de mortalidade infantil do
continente americano e da região Sul permitem que sejam realizadas
comparações que ajudam na elaboração de políticas de saúde pública.
Esses indicadores representados espacialmente demonstram as áreas
prioritárias de investimento; dessa forma, a política pode se concentrar
em algumas áreas e obter melhor resultado.
Questão 53
Letra E.
Observando as figuras, deve-se notar que a 1 apresenta apenas
uma parte (a parte destacada) do espaço que foi representado na 2.
Observando-se as duas escalas cartográficas, nota-se que a escala
da figura 1 (1 : 10.000) é maior que a escala da figura 2 (1 : 50.000).
Lembre-se de que existe uma relação inversamente proporcional entre
as escalas. Diante dessas constatações, pode-se concluir que a figura
1 é mais detalhada que a figura 2.
Questão 54
Letra E.
A representação cartográfica apresentada ilustra a visão dos interesses
estratégicos, políticos e econômicos dos EUA, além de aspectos culturais
que contribuem para essa visão.
Questão 55
Letra C.
Considere que o crescimento vegetativo é a diferença entre a taxa de
natalidade e a de mortalidade.
Questão 56
Letra C.
A única alternativa que atende aos dois momentos propostos é a C, porque
cita a supremacia dos EUA em situações distintas.
Questão 57
Letra D.
O controle sobre a circulação de pessoas se intensifica nas fronteiras entre
países de padrões socioeconômicos muito diferentes, como é o caso
dos EUA e do México.
Questão 58
Letra A.
Trata-se de um assunto elementar, porque faz referência ao mais conhecido
mecanismo de justificativa do poder do rei, ou seja, a teoria do direito divino.
7
Questão 59
Letra D.
Apesar de haver ligação entre pobreza e violência, essa relação tem de
considerar outros fatores.
Questão 60
Letra E.
O texto mostra uma diferenciação nas consequências das secas, porque
os pequenos agricultores são mais atingidos do que os latifundiários, que
geralmente praticam a pecuária extensiva. Além disso, chama a atenção para a
possível manipulação dos projetos pela elite local, na chamada indústria da seca.
Questão 61
Letra B.
Se o Absolutismo considera a origem divina como a sacralização do
poder, o Iluminismo parte da concepção de que o poder é delegado ao
governante e resulta de uma convenção política entre ele e a sociedade.
Logo, são visões opostas.
Questão 62
Letra C.
A colonização fez nascer no Brasil uma estrutura latifundiária que nunca foi
desfeita. Mesmo no Império, com a criação da Lei de Terras, manteve-se
inalterada a propriedade concentrada.
Questão 63
Letra B.
Estamos falando da etapa de transição feudal-capitalista, na qual o velho
e o novo coexistem; ou seja, elementos do mundo feudal (chamado
de “velho”) conviviam com o despertar capitalista, o capital mercantil
(denominado “novo”). O contraste de cores e luzes, a mistura de temas
mundanos e sagrados demonstram esse contraste típico do período.
Questão 64
Letra A.
A Conjuração Mineira sofre forte impacto da Revolução Americana, que culminou
como a emancipação dos EUA, e a Conjuração Baiana, também chamada de
Revolta dos Alfaiates, sofreu a influência da fase jacobinista da Revolução Francesa.
Questão 65
Letra E.
O ano de 1968 foi marcado por uma série de revoltas estudantis, em
diversos países do mundo. Os movimentos mais famosos ocorreram na
França, EUA, Tchecoslováquia e Brasil. Apesar de motivações variadas,
grande parte deles foi marcada pela influência de ideias socialistas e, ao
mesmo tempo, pelo questionamento da cultura de massa e da sociedade
de consumo. Em oposição a esses valores, surgiram novas propostas
estéticas e comportamentais em um movimento de contracultura, que
incluiu a liberdade sexual e o pacifismo.
Questão 66
Letra A.
A resposta é clara. Embora revestidas de momentos históricos diferentes,
há um fator comum. Está-se falando da exclusão social que mostra que,
de alguma forma, os setores menos favorecidos da sociedade foram
atingidos.
Questão 67
Letra C.
A economia soviética conseguiu suprir as necessidades básicas do
homem – comer, vestir, morar e outras –, mas jamais conseguiu que
isso fosse feito com qualidade. O contato com o Ocidente, que prima
pelo paraíso do consumo, foi fatal. Por outro lado, a falência material e
política do Estado completa a obra de desagregação do bloco socialista.
Questão 68
Letra B.
A imagem representa os deslizamentos ocorridos em resposta às intensas
chuvas de março de 2009 em Santa Catarina. As demais imagens
representam impactos ambientais, como: enchentes, erosão dos solos,
terremotos e abrasão marinha, respectivamente, que também geram
danos materiais e perdas humanas.
Questão 69
Letra E.
A partir da interpretação do texto, é perceptível a problemática da
identidade cultural no ambiente global.
Questão 70
Letra A.
O poema do ex-bispo de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga,
deixa transparecer um problema secular do Brasil: a exclusão social no
campo, resultado da falta de uma política de Estado que fixe o homem
na terra. Alia-se a isso o drama provocado pela seca no Nordeste, o que
agudiza a situação de miséria, obrigando essa população carente a se
tornar “retirante”, como mostra a obra de Portinari.
8
Questão 71
Letra D.
Hoje, na economia brasileira, o setor que mais emprega é o de serviços –
comércio, atividades financeiras, serviços públicos, etc. O setor industrial,
devido à introdução das novas tecnologias derivadas da informática, vem
diminuindo o número de empregados.
Questão 72
Letra B.
O modelo I descreve claramente a produção fordista ou fordismo, que
também recebeu o nome de linha de montagem. O fordismo foi idealizado
no início do século XX, por Henry Ford. Já o modelo II, típico dos anos
1970, foi criado pelo empresário japonês Eiji Toyoda, que sustentou a
necessidade de flexibilização da produção, contrariando a produção em
série do modelo anterior.
Questão 73
Letra B.
O texto apresenta os cabos de fibra óptica como um elemento fundamental
para a transmissão de dados no mundo atual, e o mapa indica que apenas
algumas cidades brasileiras têm acesso a tal infraestrutura. Mesmo que as
cidades abastecidas sejam as mais importantes do País, fica evidente que
nem todas as regiões e cidades apresentam as mesmas oportunidades
de acesso a informações.
Questão 74
Letra A.
Dutos, hidrovias e ferrovias possuem maior capacidade de transporte e,
consequentemente, menores custos.
Questão 75
Letra A.
A ocupação nordestina é antiga e grande parte da estrutura econômica
é muito atrasada.
Questão 76
Letra A.
A ascensão dos países emergentes no cenário econômico mundial tem
gerado um novo ritmo às relações comerciais e, principalmente, tem
legitimado a importância dos países classificados como subdesenvolvidos
no atual mercado global. Tal fato pode ser constatado com a participação
de empresas multinacionais como patrocinadoras da Copa de 2010, como
foi o caso da Seara, indústria brasileira de alimentos.
Questão 77
Letra C.
O gráfico destaca o processo de urbanização brasileiro. Por definição,
a urbanização ocorre quando a população urbana cresce mais que a
população rural. No caso brasileiro, a urbanização teve como principal
causa o intenso êxodo rural provocado pela modernização do campo e
concentração de terras. Ou seja, existe forte relação entre os processos
que se desenvolvem no campo e na cidade.
Questão 78
Letra A.
A letra não faz alusão à modernização agrícola e valoriza o trabalho no
mundo rural.
Questão 79
Letra E.
A globalização é definida por alguns autores como “integração
excludente”, porque, ao mesmo tempo em que ocorre uma grande
integração econômica, amplia-se a exclusão social.
Questão 80
Letra B.
A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de mediar
novos conflitos e de evitar que novas catástrofes, como o holocausto,
acontecessem novamente. O plano de ações da ONU está fundamentado
na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Questão 81
Letra E.
O caminho da revolução, especialmente a partir da tática de guerrilha,
mostrou-se como o único possível para promover as alterações jurídico-
-políticas e sociais de que o povo cubano necessitava. Uma vez instalado
no poder, o governo revolucionário iniciou o desmantelamento do sistema
político até então vigente, garantindo aos cidadãos, pela primeira vez em
muitos anos, o exercício pleno de seus direitos. Outras medidas também
mereceram destaque, como a Lei de Reforma Agrária, a diminuição
geral de aluguéis, a intervenção nas companhias que monopolizavam os
serviços públicos, dentre outras.
9
Questão 82
Letra C.
Ainda que o trecho utilizado no enunciado faça referência aos três
primeiros séculos de existência do Brasil, a pergunta se estende até o
século XIX. Além disso, enquanto o excerto apresenta uma abordagem
de história das mentalidades, a questão é sobre como os estrangeiros
(português, africano e imigrante europeu) sentiam concretamente a
experiência de viver em terras brasileiras. Assim, o texto da historiadora
Laura de Mello e Souza é útil apenas por apresentar os temas do paraíso,
do purgatório e do inferno, que são resgatados na alternativa correta nos
sentidos presentes no senso comum: inferno para o negro, devido ao
cativeiro; purgatório para o português, porque havia o sonho do retorno
a Portugal; paraíso para o imigrante, devido às supostas oportunidades.
Questão 83
Letra C.
A alternativa A está errada, porque, de acordo com o texto, a região
com maior número de mulheres responsáveis pelo domicílio é a região
Nordeste. A região Norte apresentou apenas o maior crescimento no
número de mulheres responsáveis pelo domicílio no período de 1991 a
2000. A alternativa B está errada, porque os números fornecidos pelo
texto mostram que nas regiões Nordeste e Sudeste, em mais de 70% dos
lares, os homens ainda são os responsáveis. A alternativa D está errada,
porque as mulheres não são maioria dentre os posseiros, e o texto não faz
nenhuma referência a isso. A alternativa E está errada, porque a entrada
da mulher no mercado de trabalho tem relação direta com o número de
mulheres responsáveis por domicílios e o número de divórcios não pode
ser considerado o único fator para esse crescimento.
Questão 84
Letra B.
John Locke foi um filósofo predecessor do Iluminismo e defendia a noção
de governo com o consentimento dos governados diante da autoridade
constituída, além do respeito ao direito natural do homem à vida, à
liberdade e à propriedade. Estes princípios individuais seriam pilares da
fundação das futuras democracias representativas.
Questão 85
Letra D.
As florestas de áreas úmidas, equatoriais e tropicais, possuem a
maior biodiversidade (variedade de espécies) do mundo. Assim, o
desmatamento nessas áreas é muito preocupante porque pode eliminar
espécies, muitas vezes não conhecidas do planeta. Além da questão
ambiental, há também interesses socioeconômicos, porque esses
códigos genéticos podem viabilizar, através da biotecnologia, uma série
de descobertas, principalmente no setor farmacêutico.
Não se pode dizer que a mentalidade desenvolvimentista acabou e
também que o avanço da moderna agricultura por novas áreas não gera
desmatamento; desse modo, as alternativas B e C estão incorretas.
Questão 86
Letra A.
Ao observar a sociedade brasileira, é possível constatar que a contribuição
dos negros africanos foi muito importante para a formação do Brasil. Seja na
língua, nos costumes, na culinária, na música ou na cor da pele, percebe-se
a influência daqueles que foram obrigados a cruzar o Atlântico e a trabalhar
como escravos, tendo de adaptar a sua maneira de viver ao novo ambiente.
Questão 87
Letra D.
Figura A: grande propriedade – adoção do conhecimento técnico-científico
no sistema produtivo – emprego de mão de obra pouco numerosa e
qualificada. Figura B: grande propriedade – trabalho escravo – produtividade
ligada à superexploração da mão de obra e à expansão da área de produção.
Em tempos e espaços distintos, as figuras A e B demonstram o tripé
técnica, trabalho e paisagens geográficas.
Nesse sentido, na figura A, a atividade apresentada se estabeleceu em
grandes propriedades com mão de obra qualificada e pouco numerosa,
com grande aporte tecnológico; na figura B, a atividade selecionada
também foi baseada em grandes propriedades, porém com a utilização
de mão de obra escrava, superexplorada, e de forma extensiva para o
aumento da produtividade.
Questão 88
Letra B.
A Lei 10.831, de dezembro de 2003, sancionada pelo presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, embora ainda dependa de regulamentação do
Congresso Nacional, marcou um notável avanço não só para a agricultura
orgânica mas, principalmente, no tocante ao meio ambiente. Esta Lei
é resultado de cerca de dez anos de debates realizados por diversas
organizações em torno do tema, a partir do momento em que o governo
de nosso país passa a demonstrar interesse no assunto.
Questão 89
Letra C.
A charge faz crítica direta às propagandas e projetos de venda, leilões e
concessões realizados, historicamente, pelo governo brasileiro, o que tem
contribuído para o aumento da exploração madeireira, desmatamento e
avanço da fronteira agrícola.
Questão 90
Letra B.
A energia nuclear determina a produção de lixo atômico e há risco de
acidentes. O Brasil é um dos grandes mercados automobilísticos do
planeta e o biocombustível é menos poluente que o petróleo.
10
Habilidade 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes
documentais acerca de aspectos da cultura.
Habilidade 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades
humanas.
Habilidade 3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus
processos históricos.
Habilidade 4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes
sobre determinado aspecto da cultura.
Habilidade 5 – Identificar as manifestações ou representações da
diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Habilidade 6 – Interpretar diferentes representações gráficas e
cartográficas dos espaços geográficos.
Habilidade 7 – Identificar os significados histórico-geográficos das
relações de poder entre as nações.
Habilidade 8 – Analisar a ação dos Estados nacionais no que se refere à
dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de
ordem econômico-social.
Habilidade 9 – Comparar o significado histórico-geográfico das
organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou
mundial.
Habilidade 10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos
sociais e a importância da participação da coletividade na transformação
da realidade histórico-geográfica.
Habilidade 11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no
tempo e no espaço.
Habilidade 12 – Analisar o papel da justiça como instituição na
organização das sociedades.
Habilidade 13 – Analisar a atuação dos movimentos sociais que
contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo
poder.
Habilidade 14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos
analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza históricogeográfica
acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Habilidade 15 – Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos,
econômicos ou ambientais ao longo da história.
Habilidade 16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e
tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
Habilidade 17 – Analisar fatores que explicam o impacto das novas
tecnologias no processo de territorialização da produção.
Habilidade 18 – Analisar diferentes processos de produção ou circulação
de riquezas e suas implicações socioespaciais.
Habilidade 19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas
que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços
rural e urbano.
Habilidade 20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às
modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo
do trabalho.
Habilidade 21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na
construção da vida social.
Habilidade 22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se
refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
Habilidade 23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação
política das sociedades.
Habilidade 24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das
sociedades.
Habilidade 25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão
social.
Habilidade 26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação
dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
Habilidade 27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade
com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou)
geográficos.
Habilidade 28 – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais
em diferentes contextos histórico-geográficos.
Habilidade 29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção
do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas
pelas ações humanas.
Habilidade 30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da
vida no planeta nas diferentes escalas.__
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